.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: TIAGO 1:13-18 - COMO LIDAR COM A TENTAÇÃO

INTRODUÇÃO:

COMO LIDAR COM A TENTAÇÃO

(Tiago 1:13-18)

A pessoa madura é paciente em meio às tribulações. Por vezes, as tribulações apresentam-se na forma de provações exteriores, e, por vezes, são tentações interiores. As tribulações podem ser provas enviadas por Deus ou tentações enviadas por Satanás e estimuladas por nossa própria natureza decaída. É desse segundo aspecto das tribulações - as tentações interiores - que Tiago trata nesta seção.

Podemos perguntar: "Por que Tiago associa as duas coisas? Qual a relação entre as tribulações exteriores e as tentações interiores?" A relação é simples: se não tivermos cuidado, tribulações exteriores podem tornar-se tentações interiores. Ao vivenciar circunstâncias difíceis, podemos nos pegar murmurando contra Deus, questionando seu amor e resistindo à sua vontade. Nesse ponto, Satanás aparece com a oportunidade de escapar das dificuldades. Essa oportunidade constitui uma tentação.

Há diversas ilustrações dessa verdade ao longo da Bíblia. Abraão chegou a Canaã e descobriu que não havia alimentos na região. Não conseguiu cuidar de seu gado nem de seus rebanhos. Essa tribulação foi uma oportunidade de provar Deus, mas Abraão transformou-a em uma tentação e desceu ao Egito. Deus teve de disciplinar Abraão e de restaurá-lo a uma posição de obediência e de bênção.

Enquanto Israel perambulava pelo deserto, em várias ocasiões a nação transformou provações em tentações e tentou o Senhor. Pouco depois de terem sido libertos da escravidão no Egito, o suprimento de água acabou, e os israelitas marcharam três dias

sem ter o que beber. Quando finalmente encontraram água, era amarga e intragável. No mesmo instante, começaram a murmurar e a culpar a Deus. Transformaram essa provação em uma tentação e fracassaram.

Por certo, Deus não deseja que caiamos em tentação; no entanto, não nos poupa da experiência de sermos tentados. Não somos o povo incólume de Deus, mas sim seu povo disperso. Para amadurecer, é preciso enfrentar provações e tentações. A fim de superar as tentações, considere três fatos.

Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::