Começar o estudo de um livro da Bíblia não é muito diferente de se preparar para uma viagem: queremos saber para onde estamos indo e o que veremos. Talvez a melhor maneira de dar início a um estudo sobre a Epístola de Tiago seja respondendo a quatro perguntas importantes.
- Quem foi Tiago?
- Para quem Tiago escreveu?
- Por que Tiago lhes escreveu?
- Como aproveitar ao máximo este
- ESTUDO?
QUEM FOI TIAGO?
(Tiago 1:1)
Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João. Foi um dos indivíduos mais conhecidos com esse nome. Era um pescador que foi chamado por Cristo para segui-lo e tornar- se um discípulo (Mt 4:1 7-22). Jesus apelidou Tiago e seu irmão João de "filhos do trovão" por causa de sua impulsividade (Mc 3:17; Lc 9:51-56). Tiago foi o primeiro dos discípulos a dar a vida por Cristo, sendo executado por Herodes no ano 44 d.C. (At 12:1, 2).
Tiago, filho de Alfeu. Foi outro discípulo (Mt 10:3; At 1:13), mas sabemos pouca coisa sobre ele. Mateus (Levi) também é identificado como "filho de Alfeu" (Mc 2:14), e alguns estudiosos conjeturam que os dois talvez fossem irmãos. Não há indicação alguma de que tenha sido esse Tiago que escreveu a epístola que vamos estudar.
Tiago, pai de Judas o discípulo. Eis um homem ainda mais desconhecido (Lc 6:16). Esse Judas é chamado de "filho de Tiago", distinguindo-o, portanto, de Judas Iscariotes.
Tiago, irmão de nosso Senhor. Parece o candidato mais provável à autoria desta carta. Não se identifica como irmão de Jesus, antes se refere a si mesmo humildemente como "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo". Mateus 13:55, 56 e Marcos 6:3 afirmam que Jesus tinha irmãos e irmãs, e um dos seus irmãos se chamava Tiago. (Ao falar de "irmão", quero dizer, obviamente, meio- irmão. José não era pai de Jesus, pois o menino foi concebido pelo Espírito Santo de Deus.)
Tiago e os outros irmãos não creram em Jesus durante seu ministério aqui na Terra (Mc 3:31-35; Jo 7:1-5). No entanto, encontramos os irmãos do Senhor no cenáculo orando com os discípulos (At 1:14). O que os fez mudar da incredulidade para a fé? Em 1 Coríntios 15:7 há indicações de que, depois de ressuscitar, Jesus apareceu a Tiago! Com isso, Tiago convenceu-se de que Jesus era, verdadeiramente, o Salvador e compartilhou seu conhecimento a respeito dele com os demais irmãos.
Tiago tornou-se o líder da igreja em Jerusalém. Em Gálatas 2:29, Paulo o chama de "coluna". Foi ele quem serviu como moderador na assembléia descrita em Atos 15. Quando Pedro foi liberto da prisão, enviou uma mensagem especial a Tiago (At 12:17); e quando Pauio visitou Jerusalém, levou a Tiago saudações especiais e a "oferta de amor" dos gentios (At 21:18, 19).
Não há registro algum na Bíblia, mas, segundo a tradição, Tiago foi martirizado no ano 62 d.C. Diz-se que os fariseus de Jerusalém odiavam de tal modo o testemunho de Tiago que o jogaram do alto do templo e o espancaram até a morte com porretes. Essa história também relata que, como seu Salvador, Tiago morreu orando por seus assassinos: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".
Que tipo de homem era Tiago? Devia ser um homem profundamente espiritual, pois, de outro modo, não teria assumido a liderança da igreja de Jerusalém em tão pouco tempo. Seu excelente caráter fica evidente em Atos 15: o texto diz que ele permite que todas as partes se expressem e, em seguida, chega a uma conclusão pacífica valendo-se da Palavra de Deus. Em 1 Coríntios 9:5, Paulo dá a entender que Tiago era casado. A tradição afirma que ele era um homem de oração, o que explica sua ênfase sobre esse tema em sua epístola. Diz-se que ele orava tanto que tinha joelhos grossos como os de um camelo!
Tiago era judeu, criado na tradição da lei de Moisés, e seu legalismo judeu destaca-se em sua carta (ver também At 21:18ss, em que Tiago pede a Paulo que o ajude a tranqüilizar os legalistas na igreja de Jerusalém). A Epístola de Tiago apresenta mais de cinqüenta imperativos. Tiago não sugere - ele ordena! Cita o Antigo Testamento diretamente apenas cinco vezes, mas, ao longo da carta, faz várias alusões a passagens do Antigo Testamento.
É bem possível que, quando ainda era um incrédulo, Tiago tenha prestado atenção nos ensinamentos de Jesus; encontramos em seu texto uma série de alusões a palavras de Cristo, especialmente do Sermão do Monte. As seguintes passagens podem ser comparadas:
- Tiago 1:2 - Mateus 5:10-12
- Tiago 1:4 - Mateus 5:48
- Tiago 1:5 - Mateus 7:7-12
- Tiago 1:22 - Mateus 7:21-27
- Tiago 4:11,12 - Mateus 7:1-5
- Tiago 5:1-3 - Mateus 6:19-21
É importante ter em mente que Tiago liderou a igreja de Jerusalém durante uma época extremamente difícil. Foi um período de transição, e tempos assim são repletos de inquietações e exigências. Muitos cristãos judeus em Jerusalém ainda se apegavam à Lei do Antigo Testamento (At 21:20). O templo e seus cultos continuavam em funcionamento, e a luz plena do evangelho da graça de Deus ainda não havia resplandecido. Quem leu as epístolas aos Gálatas, aos Romanos e aos Hebreus pode ter a tendência de julgar esses primeiros cristãos, mas não se deve fazer isso. Eram pessoas salvas, mas ainda viviam à sombra da Lei, entrando aos poucos na luz fulgurante da graça de Deus. Apesar da existência de diferentes graus de conhecimento e experiência espiritual, não havia competição alguma entre Paulo e os líderes da igreja de Jerusalém (Gl 2:1-10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário