.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

segunda-feira, 25 de julho de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: TIAGO 1:1 - PARA QUEM TIAGO ESCREVEU?

PARA QUEM TIAGO ESCREVEU?

(Tiago 1:1)

Para as "doze tribos que se encontram na Dispersão" (Tg 1:1 b). Tiago escreveu a judeus que viviam fora da Palestina. O termo "doze tribos" pode significar apenas o povo de Israel, a nação judaica (At 26:7). O fato de muitos judeus viverem fora da Terra Prometida mostra o declínio espiritual de sua nação naquele tempo. Deus os havia dispersado (Dt 4:25 ss). Quando Pedro dirigiu-se àquela grande congregação de judeus em Pentecostes, falou a homens de diversas nações (At 2:9-11).

Tiago enviou sua carta a judeus cristãos. Em pelo menos dezenove ocasiões, dirige-se a eles como "irmãos", indicando não apenas que eram "irmãos na carne" (compatriotas judeus), mas também "irmãos no Senhor". Tiago expõe de modo extremamente claro a doutrina do novo nascimento (Tg 1:18). Em certas ocasiões, se dirige também a homens perversos que não eram parte da congregação (como é o caso dos ricos em Tg 5:1-6); mas o faz com o propósito de ensinar e de encorajar os judeus salvos para os quais enviou a epístola.

O termo "dispersão", em Tiago 1:1, é interessante. Essa designação era usada para identificar os judeus que moravam fora da Palestina. Mas o termo grego dá a ideia de "espalhar sementes". Quando os cristãos judeus foram dispersos na primeira onda de perseguição (At 8:1, 4), na verdade o que ocorreu foi uma semeadura em diversos lugares, e muitas dessas sementes deram frutos (At 11:19 ss).

Os cristãos judeus espalhados por todo o império romano tinham necessidades e problemas específicos. Pelo fato de serem judeus, sofriam a rejeição dos gentios, e, pelo fato de serem judeus cristãos, eram rejeitados pelos próprios compatriotas. Essa carta indica que a maioria desses cristãos era pobre e que alguns deles eram oprimidos pelos ricos.

Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::