.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

segunda-feira, 25 de julho de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: TIAGO 1:1 - QUEM FOI TIAGO?

INTRODUÇÃO:


Começar o estudo de um livro da Bíblia não é muito diferente de se preparar para uma viagem: queremos saber para onde estamos indo e o que veremos. Talvez a melhor maneira de dar início a um estudo sobre a Epístola de Tiago seja respondendo a quatro perguntas importantes.

  1. Quem foi Tiago?
  2. Para quem Tiago escreveu?
  3. Por que Tiago lhes escreveu?
  4. Como aproveitar ao máximo este 
  5. ESTUDO?
QUEM FOI TIAGO?

(Tiago 1:1)

"Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" (Tg 1:1a). É assim que ele se apresenta. Tiago era um nome bastante comum, uma variação da designação Jacó do Antigo Testamento. Encontramos vários homens com esse nome na história do Novo Testamento.

Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João. Foi um dos indivíduos mais conhecidos com esse nome. Era um pescador que foi chamado por Cristo para segui-lo e tornar- se um discípulo (Mt 4:1 7-22). Jesus apelidou Tiago e seu irmão João de "filhos do trovão" por causa de sua impulsividade (Mc 3:17; Lc 9:51-56). Tiago foi o primeiro dos discípulos a dar a vida por Cristo, sendo executado por Herodes no ano 44 d.C. (At 12:1, 2).

Tiago, filho de Alfeu. Foi outro discípulo (Mt 10:3; At 1:13), mas sabemos pouca coisa sobre ele. Mateus (Levi) também é identificado como "filho de Alfeu" (Mc 2:14), e alguns estudiosos conjeturam que os dois talvez fossem irmãos. Não há indicação alguma de que tenha sido esse Tiago que escreveu a epístola que vamos estudar.

Tiago, pai de Judas o discípulo. Eis um homem ainda mais desconhecido (Lc 6:16). Esse Judas é chamado de "filho de Tiago", distinguindo-o, portanto, de Judas Iscariotes.

Tiago, irmão de nosso Senhor. Parece o candidato mais provável à autoria desta carta. Não se identifica como irmão de Jesus, antes se refere a si mesmo humildemente como "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo". Mateus 13:55, 56 e Marcos 6:3 afirmam que Jesus tinha irmãos e irmãs, e um dos seus irmãos se chamava Tiago. (Ao falar de "irmão", quero dizer, obviamente, meio- irmão. José não era pai de Jesus, pois o menino foi concebido pelo Espírito Santo de Deus.)

Tiago e os outros irmãos não creram em Jesus durante seu ministério aqui na Terra (Mc 3:31-35; Jo 7:1-5). No entanto, encontramos os irmãos do Senhor no cenáculo orando com os discípulos (At 1:14). O que os fez mudar da incredulidade para a fé? Em 1 Coríntios 15:7 há indicações de que, depois de ressuscitar, Jesus apareceu a Tiago! Com isso, Tiago convenceu-se de que Jesus era, verdadeiramente, o Salvador e compartilhou seu conhecimento a respeito dele com os demais irmãos.

Tiago tornou-se o líder da igreja em Jerusalém. Em Gálatas 2:29, Paulo o chama de "coluna". Foi ele quem serviu como moderador na assembléia descrita em Atos 15. Quando Pedro foi liberto da prisão, enviou uma mensagem especial a Tiago (At 12:17); e quando Pauio visitou Jerusalém, levou a Tiago saudações especiais e a "oferta de amor" dos gentios (At 21:18, 19).

Não há registro algum na Bíblia, mas, segundo a tradição, Tiago foi martirizado no ano 62 d.C. Diz-se que os fariseus de Jerusalém odiavam de tal modo o testemunho de Tiago que o jogaram do alto do templo e o espancaram até a morte com porretes. Essa história também relata que, como seu Salvador, Tiago morreu orando por seus assassinos: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".

Que tipo de homem era Tiago? Devia ser um homem profundamente espiritual, pois, de outro modo, não teria assumido a liderança da igreja de Jerusalém em tão pouco tempo. Seu excelente caráter fica evidente em Atos 15: o texto diz que ele permite que todas as partes se expressem e, em seguida, chega a uma conclusão pacífica valendo-se da Palavra de Deus. Em 1 Coríntios 9:5, Paulo dá a entender que Tiago era casado. A tradição afirma que ele era um homem de oração, o que explica sua ênfase sobre esse tema em sua epístola. Diz-se que ele orava tanto que tinha joelhos grossos como os de um camelo!

Tiago era judeu, criado na tradição da lei de Moisés, e seu legalismo judeu destaca-se em sua carta (ver também At 21:18ss, em que Tiago pede a Paulo que o ajude a tranqüilizar os legalistas na igreja de Jerusalém). A Epístola de Tiago apresenta mais de cinqüenta imperativos. Tiago não sugere - ele ordena! Cita o Antigo Testamento diretamente apenas cinco vezes, mas, ao longo da carta, faz várias alusões a passagens do Antigo Testamento.

É bem possível que, quando ainda era um incrédulo, Tiago tenha prestado atenção nos ensinamentos de Jesus; encontramos em seu texto uma série de alusões a palavras de Cristo, especialmente do Sermão do Monte. As seguintes passagens podem ser comparadas:
  • Tiago 1:2 - Mateus 5:10-12
  • Tiago 1:4 - Mateus 5:48
  • Tiago 1:5 - Mateus 7:7-12
  • Tiago 1:22 - Mateus 7:21-27
  • Tiago 4:11,12 - Mateus 7:1-5
  • Tiago 5:1-3 - Mateus 6:19-21
É importante ter em mente que Tiago liderou a igreja de Jerusalém durante uma época extremamente difícil. Foi um período de transição, e tempos assim são repletos de inquietações e exigências. Muitos cristãos judeus em Jerusalém ainda se apegavam à Lei do Antigo Testamento (At 21:20). O templo e seus cultos continuavam em funcionamento, e a luz plena do evangelho da graça de Deus ainda não havia resplandecido. Quem leu as epístolas aos Gálatas, aos Romanos e aos Hebreus pode ter a tendência de julgar esses primeiros cristãos, mas não se deve fazer isso. Eram pessoas salvas, mas ainda viviam à sombra da Lei, entrando aos poucos na luz fulgurante da graça de Deus. Apesar da existência de diferentes graus de conhecimento e experiência espiritual, não havia competição alguma entre Paulo e os líderes da igreja de Jerusalém (Gl 2:1-10).

Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::