.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

terça-feira, 26 de julho de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: TIAGO 1:3 - SABER - UMA MENTE ESCLARECIDA

SABER - UMA MENTE ESCLARECIDA

(Tiago 1:3)

O que os cristãos sabem que torna mais fácil encarar as tribulações e tirar proveito delas?


A fé sempre é provada. Quando Deus chamou Abraão para viver pela fé, ele o provou a fim de aumentar essa fé. Deus sempre nos prova para fazer aflorar o que temos de melhor; Satanás nos tenta a fim de fazer aflorar o que temos de pior. A provação de nossa fé mostra que somos, verdadeiramente, nascidos de novo.

A provação trabalha em nosso favor, não contra nós.
Outra possível tradução para a palavra "confirmada" é "aprovada". Mais uma vez, o apóstolo Pedro nos ajuda a entender melhor essa afirmação: "uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível" (1 Pe 1:7). O garimpeiro leva amostras de minério ao contrasteador para testá-la. A amostra, em si, não vale mais do que alguns trocados, mas a aprovação - a declaração oficial sobre o minério - vale milhões! Dá ao garimpeiro a certeza de que tem uma mina de ouro. A aprovação de Deus de nossa fé é preciosa porque garante que nossa fé é autêntica.

As tribulações trabalham em favor do cristão, não contra ele. Nas palavras de Paulo: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28). "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação" (2 Co 4:17).

Quando devidamente usadas, as tribulações ajudam a amadurecer. O que Deus deseja produzir em nossa vida? Paciência, perseverança e a capacidade de prosseguir mesmo em meio a dificuldades. "Nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança" (Rm 5:3, 4). Na Bíblia, a paciência não é uma aceitação passiva das circunstâncias. Antes, é uma perseverança corajosa diante do sofrimento e das dificuldades.

Pessoas imaturas sempre são impacientes; pessoas maduras, por sua vez, são pacientes e persistentes. A impaciência e a incredulidade costumam andar juntas, da mesma forma que a fé e a paciência. "[Sede] imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas" (Hb 6:12, rc). "Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa"(Hb 10:36, rc). "Aquele que crer não foge" (Is 28:16).

Deus deseja nos tornar pacientes, pois essa é a chave para todas as outras bênçãos. A criança pequena que não aprende a ter paciência não aprende muito. Quando o cristão aprende a esperar no Senhor, Deus faz grandes coisas por ele. Abraão adiantou- se ao Senhor, coabitou com Hagar e trouxe grande tristeza ao seu lar (Gn 16). Moisés se antecipou a Deus, assassinou um homem e passou quarenta anos cuidando de ovelhas, a fim de aprender a ser paciente (Êx 2:11 ss). Por causa de sua impaciência, Pedro quase matou um homem (Jo 18:10,11).

A única maneira de o Senhor desenvolver paciência e caráter em nossa vida é por meio das tribulações. Não se pode adquirir perseverança lendo um livro (nem mesmo este), ouvindo um sermão ou fazendo uma oração. Devemos passar pelas dificuldades da vida, crer em Deus e obedecer a ele. O resultado será paciência e caráter. Cientes disso, enfrentaremos as tribulações com alegria. Sabemos o que as tribulações podem fazer em nós e por nós e reconhecemos que o resultado final glorificará a Deus.

Esse fato explica por que o estudo da Bíblia ajudar a crescer em paciência (Rm 15:4). Ao ler a respeito de Abraão, de José, de Moisés, de Davi e até mesmo de Cristo, percebe-se que Deus tem um propósito ao permitir as tribulações. Não há substituto para uma mente esclarecida. Satanás pode derrotar o cristão ignorante, mas não é capaz de subjugar o cristão que conhece a Bíblia e que compreende os propósitos de Deus.

Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::