.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

segunda-feira, 25 de julho de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: TIAGO 1:1 - PORQUE TIAGO LHES ESCREVEU?

PORQUE TIAGO LHES ESCREVEU?

(Tiago 1:1)


Cada epístola do Novo Testamento tem o próprio tema, um propósito e destinatários específicos. Paulo escreveu a Epístola aos Romanos a fim de preparar os cristãos de Roma para a visita que pretendia lhes fazer. Primeira aos Coríntios foi uma carta enviada à igreja de Corinto com o objetivo de sanar certos problemas. Gálatas foi escrita para um grupo de igrejas, a fim de advertir sobre o legalismo e sobre falsos ensinamentos.

Ao ler a Epístola de Tiago, observamos que esses cristãos judeus tinham alguns problemas em sua vida pessoal e na congregação. Dentre outras coisas, passavam por grandes provações e enfrentavam tentações. Alguns cristãos davam toda a atenção aos ricos, enquanto outros eram roubados pelos ricos. Os membros da igreja competiam por cargos de liderança, especialmente na área do ensino.

Uma das principais dificuldades da igreja era que muitos de seus membros não viviam de acordo com sua profissão de fé. Além disso, a língua também causava problemas sérios, a ponto de gerar conflitos e divisões na congregação. Outro problema dizia respeito à mentalidade mundana. Alguns cristãos estavam desobedecendo à Palavra de Deus e, por causa disso, ficaram fisicamente enfermos; alguns estavam se afastando do Senhor e da igreja.

Recapitulando essa lista de problemas, será que parecem muito diferentes das dificuldades que enfrentamos na maioria das igrejas locais hoje? Acaso não temos em nossas igrejas pessoas que sofrem por algum motivo? Não temos membros que vivem de modo que não condiz com seu discurso? O mundanismo não continua sendo um problema sério? Não existem cristãos incapazes de controlar a língua? Parece que Tiago trata de questões extremamente atuais.

No entanto, Tiago não discute uma série de problemas variados. Todos esses conflitos têm uma só causa: a imaturidade espiritual. Os cristãos simplesmente não estavam crescendo. Isso dá uma dica sobre o tema da carta: as características da vida cristã madura. Em várias ocasiões, Tiago usa o termo perfeito, uma palavra que significa "maduro, completo" (ver Tg 1:4, 17, 25; 2:22; 3:2). Quando fala de um "perfeito varão" (Tg 3:2) não se refere a um homem impecável, mas sim a um indivíduo maduro, equilibrado e adulto.

A maturidade espiritual é uma das grandes necessidades da Igreja de hoje. Muitas congregações são áreas de recreação para criancinhas, não áreas de trabalho para adultos. Os membros não têm maturidade suficiente para ingerir o alimento espiritual sólido de que necessitam, de modo que precisam ser nutridos com leite (Hb 5:11-14). Ao ver alguns problemas com os quais Tiago lidava, percebemos que todos apresentam características de crianças pequenas.
  • Impaciência em meio às dificuldades - 1:1-4
  • Dizer a verdade, mas não a praticar - 2:14 ss
  • Nenhum controle sobre a língua - 3:1 ss
  • Brigas e cobiça - 4:1 ss
  • Coleção de "brinquedos" materiais - 5:1 ss
Depois de um quarto de século de ministério, estou convencido de que a imaturidade espiritual é o maior problema das igrejas. Deus procura pessoas maduras para realizar sua obra e, por vezes, só consegue encontrar crianças incapazes de conviver com os demais membros da congregação.

Os cinco capítulos desta carta sugerem cinco características do cristão maduro.


Evidentemente, é apenas uma das abordagens possíveis de estudo; existem outras formas de estudar esta carta. À medida que se examina cada capítulo, vê-se que a ênfase é na maturidade espiritual e em como obtê-la.

A Epístola de Tiago é uma seqüência lógica da Epístola aos Hebreus, pois um dos temas centrais de Hebreus é a perfeição espiritual. O termo perfeito e seus correlatos são usados em Hebreus pelo menos catorze vezes. O versículo-chave é Hebreus 6:1 - "Deixemo-nos levar para o que é perfeito", ou seja, para a "maturidade espiritual". O autor de Hebreus explica a salvação perfeita disponível em Cristo. Tiago exorta seus leitores a que se desenvolvam sobre o alicerce dessa salvação perfeita e cresçam em maturidade. Sem a obra perfeita de Cristo, não seria possível o aperfeiçoamento do cristão.

Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::