QUEBRA-GELO: (15 minutos)
Material: Uma caixa enfeitada para presente, com tampa fácil de ser retirada com um espelho escondido dentro.
LÍDER: Apresente a caixa para o grupo, e fale que dentro há várias fotos de pessoas muito importantes e especiais. Todos ficarão curiosos. Cada um deve abrir a caixa e falar sobre a pessoa da foto, sem deixar claro quem é a pessoa comentada - enfatize que não podem dizer sobre quem estão falando. Cada participante vai falar o que acha sobre a foto. No final deixe que os participantes digam o que sentiram ao se verem na caixa, sendo apresentados como a pessoa mais importante do mundo. Após a dinâmica, encerre dizendo, que na “caixa” existia muitas pessoas ESPECIAIS, IMPORTANTES. Pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus, pessoas capazes de sonhar, realizar, conquistar, mesmo com as dificuldades da vida.
2. DISCIPULADO (40 minutos)
Texto Bíblico: II Coríntios 3:18
Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta SOMOS ESPELHOS QUE DEUS USA.
Enquanto caminhamos, o mundo ao nosso redor espera ver, em nós, a transformação que só o Espírito Santo faz na vida de um pecador arrependido. Observando um espelho, relembramos alguns cuidados necessários essenciais para que sejamos usados pelo Senhor, refletindo Sua glória no mundo.
1. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso ter o rosto descoberto
Assim como um espelho deve estar descoberto para refletir a imagem de determinado objeto, nós também necessitamos de que nada se interponha entre nós e o nosso Deus. O véu que separava o homem de Deus foi rasgado por ocasião da morte de Jesus na cruz. Este gesto, sem par, possibilitou que a glória do Senhor rebrilhasse em nossa vida. O acesso que temos à sua presença foi garantido pela morte e ressurreição de Cristo. Vamos desfrutar, portanto, dessa comunhão.
2. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso estar limpo
Muitas vezes, a imagem refletida no espelho não é nítida, não tem brilho. Pequenas manchas internas, ou até mesmo poeira, dificultam a nossa visão. Assim também, os nossos pecados encobrem o rosto do nosso Deus e as nossas iniquidades nos separam do Senhor. Leia Isaías 59:2: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. Se desejamos refletir a sua glória com todo o brilho e perfeição, busquemos diariamente purificar as nossas vidas, confessando "os nossos pecados, na certeza de que Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda e qualquer injustiça" (1 João 1:9).
3. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso estar bem direcionado
Mesmo descoberto e limpo, o espelho só é capaz de refletir o objeto para o qual se direciona. O cristão que não está em sintonia com o Senhor corre o risco de refletir outras imagens. Ao direcionar o nosso olhar para o "autor e consumador de nossa fé", passamos a refletir cada vez mais a sua glória, através de nossas vidas. E assim, de glória em glória, somos transformados e Sua luz se revela em nossa vida. Quanto mais ela rebrilhar, mais Cristo será visto em nós.
Conclusão
Como espelho de Cristo eu devo:
1 - Reconhecer minhas fraquezas - Salmo 139:23 e 24.
2 - Obedecer ao plano de Deus para minha vida - Salmo 40:8.
3 - Confiar no poder de Deus e não em minhas forças - Filipenses 4: 13.
Que imagens as pessoas têm visto refletidas em minha vida? Existe alguma área que necessita de transformação por meio do Espírito Santo?
Fonte: O Batista Pioneiro, Junho/2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário