.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

sexta-feira, 17 de junho de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: ROMANOS 1:1-7 - APRESENTA SUAS CREDENCIAIS

APRESENTA SUAS CREDENCIAIS

(Romanos 1:1-7)

Na Antiguidade, quando alguém escrevia uma carta, começava sempre com o próprio nome. No entanto, havia muitos homens chamados Paulo naquele tempo, de modo que o escritor teve de se identificar mais detalhadamente e de convencer seus leitores de que tinha o direito de lhes enviar a carta. Quais eram as credenciais de Paulo?

Era um servo de Jesus Cristo (v. Ia). O termo que Paulo usa para servo era particularmente significativo para os romanos, pois se referia a um escravo. Acredita-se que havia cerca de sessenta milhões de escravos em todo o império romano, e um escravo não era considerado uma pessoa, mas apenas uma propriedade. Em sua terna devoção, Paulo tornou-se escravo de Cristo para lhe servir e fazer sua vontade.

Era um apóstolo (v. 1b). O termo significa "alguém enviado por certa autoridade com uma comissão". Naquela época, aplicava-se aos representantes do imperador ou aos emissários de um rei. Um dos requisitos para ser apóstolo da Igreja era ter visto o Cristo ressurreto (1 Co 9:1, 2). Paulo viu Cristo quando estava na estrada de Damasco (At 9:1-9), e foi nessa ocasião que o Senhor o chamou para ser seu apóstolo aos gentios. Paulo recebeu de Cristo revelações divinas que deveria compartilhar com as igrejas.

Era um pregador do evangelho (vv. 1c- 4). Quando era um rabino judeu, Paulo consagrou-se, como fariseu, às leis e tradições dos judeus. Mas quando entregou a vida a Cristo, se consagrou ao evangelho e ao ministério. O termo evangelho significa "as boas novas". É a mensagem de que Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado, ressuscitou e agora pode salvar todo o que crer nele (1 Co 15:1-4). É o "evangelho de Deus" (Rm 1:1), pois Deus é sua origem; não foi inventado pelo homem. É o evangelho de Cristo, pois seu cerne é Cristo, o Salvador. Paulo também o chama de "evangelho de seu Filho" (ver Rm 1:9), o que mostra que Jesus Cristo é Deus! Em Romanos 16:25, 26, Paulo o chama de "meu evangelho". Com isso, se refere à ênfase especial que dava, em seu ministério, à doutrina da Igreja e ao lugar dos gentios no plano de Deus.

O evangelho não é uma mensagem nova; foi prometida, no Antigo Testamento, desde Gênesis 3:15. O profeta Isaías certamente pregou o evangelho em passagens como Isaías 1:18 e nos capítulos 53 e 55, A salvação que desfrutamos hoje foi prometida pelos profetas, mesmo que estes não compreendessem plenamente tudo o que pregavam e escreviam (1 Pe 1:10-12).

Jesus Cristo é o cerne da mensagem do evangelho. Paulo identifica Cristo como um homem, um judeu e o Filho de Deus. Nasceu de uma virgem (Is 7:14; Mt 1:18-25) na família de Davi, fato que lhe conferia o direito ao trono de Davi. Morreu pelos pecados do mundo e foi ressuscitado dentre os mortos. É esse acontecimento maravilhoso da morte vicária e da ressurreição vitoriosa que constitui o evangelho, e era esse evangelho que Paulo pregava.

Era um missionário aos gentios (vv. 57). Missionário é o termo em latim para "apóstolo - aquele que é enviado". É provável que houvesse várias congregações de cristãos em Roma, não apenas uma igreja, uma vez que, em Romanos 16, Paulo saúda grupos que se reuniam nas casas (Rm 16:5, 10, 11, 14). Não sabemos ao certo como essas igrejas começaram, mas é bem possível que os cristãos de Roma presentes em Pentecostes tenham fundado essas congregações ao voltarem para casa (At 2:10). Os grupos eram constituídos tanto de judeus quanto de gentios, pois, nesta carta, Paulo dirige- se a ambos (judeus: Rm 2:17-29; 4:1; 7:1; gentios: Rm 1:13; 11:13-24; 15:15-21). As igrejas em Roma não foram fundadas por Pedro nem por outro apóstolo. Se tivesse sido o caso, Paulo não teria planejado visitar Roma, pois costumava ministrar apenas onde nenhum apóstolo havia trabalhado (Rm 15:20, 21).

Observe a repetição do termo chamado. Paulo foi chamado para ser apóstolo; os cristãos foram chamados para ser de Jesus Cristo; também foram chamados para ser santos (não serão santos algum dia; já o são no presente; um santo é alguém separado; quem crê em Jesus Cristo é separado e santo). A salvação não é algo que fazemos para Deus; é algo para o que Deus nos chama em sua graça (2 Ts 2:13, 14). Quando cremos em Cristo, somos salvos por sua graça e experimentamos sua paz.

A comissão especial de Paulo era levar o evangelho aos gentios e, por isso, planejava ir a Roma, a capital do império. Era um pregador do evangelho, e o evangelho era para todas as nações. Paulo também desejava levar a mensagem de Cristo até a Espanha (Rm 15:28).

Depois de apresentar suas credenciais, Paulo prossegue criando uma segunda ligação entre si e os cristãos em Roma.


Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::