.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

sábado, 18 de junho de 2016

NA PENEIRA DE TRIGO COM SIMÃO PEDRO

"Simão, Simão, eis que Satanás me pediu permissão para te peneirar como trigo. Ele quer te separar de mim como a palha se separa do trigo na peneira." Lucas 22:31.
Jesus estava reunido com seus discípulos, quando revela a Simão Pedro que Satanás estava prestes a peneira-lo. Pedro seria moído, sacudido como teste de resistência - Peneirar vem da palavra grega "siniazo" e significa: "agitar, sacudir" (Young). Meditando nesse verso, encontraremos razões explicativas para as dores enfrentadas por alguns servos de Deus. E de principio destaco:
  • Jesus se dirige a Pedro, chamando-o de Simão. Simão era o velho homem ainda não convertido, porém em processo de transformação com grandes promessas a serem realizadas. Era um homem oscilante em assuntos de espiritualidade.
  • Satanás precisou de permissão para peneirá-lo.
  • Apesar das fraquezas, Simão Pedro incomodava o reino das trevas. 
  • Deus prepara seus servos para receber alegrias e também tristezas e em todas as coisas eles serão vencedores. Ser vencedor não significa nunca perder, mas não desistir, ir além de suas próprias forças. Simão venceria pela fé.

Simão passou por grandes adversidades, conflitos, até chegar a ser Pedro o Apóstolo que iria abalar as tradições religiosas judaicas ao se converter e pregar o Cristianismo com autoridade.

Muitas vezes nos perguntamos por que servimos a Deus, buscamos Sua justiça e ainda assim somos afligidos. Por que algumas coisas acontecem conosco causando dores profundas? E ao olharmos para essa passagem Bíblica temos uma revelação fantástica do que ocorre no mundo espiritual. Apóstolo Paulo, em carta aos Efésios afirma:

“Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Efésios 6:12.

O livro de Jó é outra bússola para tempos difíceis, pois aquele homem, mesmo sendo honesto e verdadeiro foi peneirado, esmiuçado. Mas cada pedaço de trigo que caiu da peneira no chão, cada grão que subia e descia ao ser sacudido, germinou milagrosamente multiplicando sobremaneira a produção do cereal.

NA PENEIRA

Os grãos de trigo passam por um processo trabalhoso até estarem prontos a produzirem outros alimentos:

  • Primeiramente o joio é separado do trigo e de toda erva daninha, toda impureza, ficando somente o grão sadio.
  • Esse trigo passa por um período de 12 a 14 horas de molho até que toda a casca se desprenda ficando somente o grão puro.
  • Começa então o processo de moagem e consequentemente a peneiração.
  • Cada vez que os grãos são submetidos a um cilindro para moagem, em seguida sobem para um tipo de peneira diferente, descendo para outro cilindro, e assim sucessivamente, até passarem por cinco moagens e finalmente sair a farinha.

Trazendo a metáfora dita por Jesus para nossas vidas, saberemos que o caminho para subir os montes, necessariamente passa pelos vales. A porta que conduz a glória é estreita e a cada discípulo cabe confiar de forma intensa no Mestre Jesus: não desistindo de crer, não abandonando a fé, relutando para não ficar caído no chão diante das altas ondas que nos açoitam.

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."Hebreus 12:1-2

Lembremos que até aqui nos trouxe o Senhor Deus, com vida para que possamos glorificar o Seu nome. Nele, mesmo as noites mais frias e escuras apontam para o raiar do dia, porque Ele não desiste de nós e mesmo que pensemos estar sozinhos, saibamos que Ele nos assisti. Seria de estranhar se servindo a Deus não fôssemos atacados, pois as pedras são atiradas certamente em árvores com frutos saudáveis para que estes caiam ao chão.

O trigo é moído, mas o joio é apenas retirado para um lugar comum sem grandes promessas de utilidade. O período que o trigo fica de molho, representa a preparação para a peneira. O molho faz parte do processo de transformação do cristão. É um período de reflexão, de busca, de descobertas e de comunhão com Deus. Pedro estava vivendo esse processo quando é mirado como alvo para ser peneirado.

OREMOS EM TODO TEMPO.


Certa vez um missionário fez uma pergunta a congregação: “irmãos, quando devemos orar ao Senhor”? Muitos responderam: Quando temos tempo, quando conseguimos algo, para agradecer e etc. Ele pausadamente falou: “O melhor momento para orar é quando não sentimos vontade alguma para isso, é quando achamos que não vale a pena orar”.

E essa lição também é encontrada nas Escrituras. Jesus orou quando estava prestes a ser morto, e seu corpo verteu sangue por todos os poros, tamanha era a intensidade de sua dor e clamor. Mas enquanto Ele fazia isso, os discípulos dormiam, de cansaço, de tristeza :

"Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?" Mateus 26:38-40

Que preciosidade de ensinamentos! A tristeza, angústia pode nos levar a dormir tanto fisicamente quanto espiritualmente, mas Jesus diz para resistirmos e orarmos, assim como Ele fez.

SIMÃO, ORAREI POR TI.

Oremos por nós mesmos, mas também pelos outros que estão na peneira. Jamais saberemos os motivos que levam alguém a sofrer e ao invés das criticas, dos julgamentos, por que não oração? Jesus disse a Simão:

"Simão, Simão, Satanás pediu para peneirá-lo como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E, quando você se converter,fortaleça os seus irmãos". Lucas 22:31,32.

CONSIDERAÇÕES OUTRAS:

A peneira do trigo me ensinou algumas lições que julgo necessárias para a vida cristã. Simão Pedro, de fato foi peneirado e no seu futuro estava a resposta para as aflições do presente. Satanás estava incomodado com Pedro e queria roubar aquilo que o Senhor havia preparado para ele.

A origem do sofrimento de Simão Pedro era espiritual. Ele passava por um processo de transformação e viria a se converter ao reino de Deus, seria um líder influente. Simão não tinha ideia da grandiosidade de seu chamado, mas Satanás tinha.

Irmãos, a exemplo de Pedro, somente fortalece outros, quem é fortalecido no Senhor. Esse é um testemunho poderoso para o mundo! Simão poderia ter fracassado e um dos motivos que o levariam a isso, seria duvidar do amor de Jesus para com ele. Duvidar do perdão. Pois, como sabemos Simão negou a Cristo, se perturbou com esse fato, somente a certeza do perdão o tornaria confiante para prosseguir como amigo de Jesus.

As mesmas dúvidas que afligiram Simão, nos afligem hoje. E a mesma peneira ainda está nas mãos do inimigo para cirandar aqueles que são portadores das promessas no Reino de Deus. Por tudo isso, não abandonemos a fé, o convívio com os irmãos. É importante congregarmos, participarmos da ceia, orarmos sempre, meditarmos na Palavra de Deus e confiarmos em Sua graça.

Não, Evangelho não é um conjunto de regras a serem seguidas, é a graça de Cristo disponível para os que creem. Nada pode falar mais alto que o sacrifico da cruz. Ele morreu de braços abertos, encravados, porém nos abraçou em amor. Jamais esqueça que Jesus deu Sua vida por nós e não deseja que nos percamos, mas que sejamos salvos. Por isso creia que Ele nos ama e se permite sermos peneirados, que seja para Sua glória!

Autoria: Wilma Rejane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::