.

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

::

PESQUISAR NO BLOG:

sexta-feira, 17 de junho de 2016

COMENTÁRIO EXPOSITIVO: ROMANOS 3:9-20 - O MUNDO TODO É CULPADO

O MUNDO TODO É CULPADO

(Romanos 3:9-20)


A terceira declaração é óbvia, pois Paulo já provou que tanto judeus quanto gentios são culpados diante de Deus. Assim, afirma que todos os homens são pecadores e comprova esse fato com várias citações do Antigo Testamento. É interessante observar o uso de "nenhum", "não há" e "todos", asseverando, assim, a universalidade da culpa humana.

Sua primeira citação é do Salmo 14:1-3. Esse salmo começa com as palavras: "Diz o insensato em seu coração: Não há Deus". Em algumas versões, o termo "há" é colocado em itálico para indicar que foi acrescentado pelos tradutores. Assim, essa frase também pode ser lida como: "Diz o insensato em seu coração: Não, Deus!" Vê-se um paralelo com a descrição da degeneração do homem em Romanos 1:18-32, pois tudo começou quando o homem disse não para Deus.

Estes versículos indicam que todo o ser interior do homem está sob o controle do pecado: sua mente ("não há quem entenda"); seu coração ("não há quem busque a Deus") e sua volição ("não há quem faça o bem"). Ao ser medido de acordo com a justiça perfeita de Deus, nenhum ser humano é inculpável. Nenhum pecador busca ao Senhor, de modo que é Deus quem deve buscar os pecadores (Gn 3:8-10; Lc 19:10). O homem se desviou, tornou-se inútil tanto para si mesmo quanto para Deus. As parábolas de Jesus, em Lucas 15, ilustram esse fato com perfeição.

Em Romanos 3:13-18, Paulo apresenta uma radiografia completa de um pecador.

Suas citações são:
versículo 13a - Salmos 5:9; versículo 13b - Salmos 140:3; versículo 14 - Salmos 10:7; versículos 15-17 - Isaías 59:7, 8; versículo 18 - Salmos 36:1.


Romanos 3:13 e 14 enfatizam a fala humana - a garganta, a língua, os lábios e a boca. A relação entre palavras e caráter pode ser vista em Mateus 12:34: "Porque a boca fala do que está cheio o coração". Por natureza, o pecador encontra-se espiritualmente morto (Ef 2:1-3), portanto, a única coisa que pode sair de sua boca é morte. A boca condenada pode se tornar uma boca convertida e confessar "Jesus como Senhor" (Rm 10:9, 10). "Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado" (Mt 12:37).

Em Romanos 3:15 e 16, Paulo descreve os pés do pecador. Assim como suas palavras são enganosas, seus caminhos são destrutivos. Os pés dos cristãos são calçados com "a preparação do evangelho da paz" (Ef 6:1 5); mas por onde o pecador passa, traz consigo morte, destruição e miséria. Mesmo que essas tragédias não ocorram imediatamente, é certo que, mais cedo ou mais tarde, virão. O pecador está np caminho largo que leva à destruição (Mt 7:13, 14); ele precisa arrepender-se, crer em Jesus Cristo e tomar o caminho estreito que conduz à vida.

Romanos 3:17 trata da mente do pecador: ele não conhece o caminho da paz de Deus. Foi isso o que levou Jesus a chorar sobre Jerusalém (Lc 19:41-44). O pecador não deseja conhecer a verdade de Deus (Rm 1:21, 25, 28), preferindo, antes, crer na mentira de Satanás. O caminho da paz de Deus é por meio de Jesus Cristo: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1).

Romanos 3:18, que cita Salmos 36:1, mostra o orgulho desdenhoso do pecador: "Não há temor de Deus diante de seus olhos". Convém ler o salmo inteiro para compreender seu contexto mais amplo. A ignorância mencionada em Romanos 3:17 é causada pelo orgulho do versículo 18; pois o "temor do Senhor é o princípio do saber" (Pv 1:7).

Essas citações da Lei de Deus - as Escrituras do Antigo Testamento - levam a uma conclusão: o mundo inteiro é culpado diante de Deus! Pode haver quem deseje discutir, mas todos são calados. Não há debate nem defesa. Judeus ou gentios, todos são culpados. Os judeus são condenados pela Lei da qual se vangloriam; os gentios, com base na criação e na consciência.

A expressão "visto que", em Romanos 3:20, tem o sentido de "porque" e dá o motivo pelo qual o mundo todo é culpado. Ninguém é capaz de obedecer à Lei de Deus e de ser justificado (declarado justo) a seus olhos. Por certo, "os que praticam a Lei hão de ser justificados" (Rm 2:13), mas ninguém é capaz de fazer aquilo que a Lei ordena! Essa incapacidade é uma das formas de os seres humanos saberem que são pecadores. Quando tentam obedecer à Lei, fracassam completamente e precisam clamar pela misericórdia de Deus. Nem judeus, nem gentios são capazes de obedecer à Lei de Deus; assim, Deus precisa de algum outro meio para salvar os pecadores. A explicação do que vem a ser esse meio pelo qual o homem pode ser salvo é o que ocupa o restante desta epístola de Paulo.

A melhor maneira de encerrar esta seção é fazendo duas perguntas simples: sua boca já foi calada? Você continua vangloriando-se da própria justiça e se defendendo diante de Deus? Se esse é o caso, então talvez nunca tenha sido salvo pela graça de Deus. Ele só pode nos salvar quando nos calamos diante dele como pecadores. Enquanto estivermos nos defendendo e louvando nossos esforços, não poderemos ser salvos pela graça. O mundo todo é culpado diante de Deus, e isso inclui você e eu!


Autoria: Warren W. Wiersbe
Livro: Comentário Bíblico expositivo Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::